quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Afiando a língua

Quero atender uma dúvida daqueles que têm dificuldades em fazer a formação de diminutivos. Acredito que muitos de nossos leitores fiquem pensando, por exemplo, se o diminutivo de RELÓGIO é reloginho ou relojinho ou relogiozinho. Há uma série de situações que merecem nossa atenção. Vamos a elas!

No caso da palavra  RELÓGIO, vale considerar o radical dessa palavra “RELOG” e aproveitá-lo na formação do diminutivo, tanto na forma culta quanto na coloquial, respectivamente, RELOGIOZINHO e RELOGINHO, não é adequado empregar a forma com “J”. [Vale lembrar que o "J" só será associado ao termo relógio nas palavras RELOJOEIRO e RELOJOARIA.]

CONSIDERANDO o diminutivo de PASTEL, teremos PASTELZINHO; já se for no plural, PASTÉIS, elimina-se o acento e troca-se a letra “S” pela letra “Z”: PASTEIZINHOS.
Situação semelhante ocorre com o termo JORNAL, cujo diminutivo plural é JORNAIZINHOS, veja que se troca o “L” pelo “I” se a forma for plural.

JÁ que estamos falando em diminutivos, lembrei-me das palavras terminadas em “R”, como COLHER, REPÓRTER, MULHER cujos diminutivos são COLHERZINHA, REPORTERZINHO e MULHERZINHA; até porque você não tem como forma culta as expressões: COLHERINHA; REPORTERINHO ou MULHERINHA, não é mesmo?

Bem, por hoje é só! Converso mais com vocês amanhã, combinado?

TN via PC.

Um comentário: