segunda-feira, 25 de julho de 2011

Gustavo Carvalho confirma que está aderindo ao PSD

 

 A aproximação entre o deputado estadual Gustavo Carvalho e o PSD do vice-governador Robinson Faria já vinha sendo tratada nos bastidores políticos como fato consumado.

Apesar disso, o deputado ainda filiado ao PSB resistia em assumir o plano de migrar para o novo partido. Isto não acontece mais.

Na sexta-feira passada, Gustavo voltou a sentar à mesma mesa que Robinson e outros deputados que estão para ingressar no PSD.

Assim como estes deputados, o ainda pessebista só não formalizou ainda sua filiação ao partido organizado por Robinson Faria porque o PSD ainda não conseguiu seu registro na Justiça Eleitoral. Mas Gustavo não apenas já fala publicamente como membro do PSD, como defende os projetos do grupo comandado por Robinson Faria.

Há informações de que a presidente estadual do PSB, ex-governadora Wilma de Faria, não será empecilho para a transferência de Gustavo Carvalho do partido que ela lidera para a legenda do vice-governador. O deputado alegou para a ex-governadora que suas bases eleitorais estão também integradas ao projeto de consolidação do PSD e que ele próprio, hoje, tem uma grande afinidade com o vice-governador.

Restou a Wilma conformar-se com a separação partidária e preservar a amizade pessoal com o agora quase ex-correligionário.

O PSD, agora, corre contra o tempo para formalizar sua constituição como partido. Precisa de pelo menos 500 mil assinaturas em nove Estados diferentes para solicitar esse registro.

O líder nacional da sigla, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, garante já ter 400 mil das assinaturas necessárias. Ocorre que parte dessas assinaturas vem sendo contestada na Justiça Eleitoral. Há suspeitas de assinaturas falsas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Amazonas.

O prazo legal para que o partido e seus integrantes estejam devidamente registrados para que possam disputar as eleições municipais do próximo ano é 7 de outubro.

Porém, na prática, o PSD pode perder muitos adeptos se não resolver essa pendência bem antes, pois isso geraria insegurança jurídica entre os que querem se candidatar em 2012. A meta anunciada de Gilberto Kassab é sanar essa exigência das assinaturas até o próximo dia 15 de agosto.

No Rio Grande do Norte, a meta anunciada por Robinson Faria é contribuir com 50 mil assinaturas (10% do total exigido), das quais metade já está coletada e certificada, segundo o próprio vice-governador.

Palanque.com via PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário